Anjos


Padre Paulo Ricardo - Os Anjos e a Providência Divina
Duração - 1h01min

Oração aos Anjos e Arcanjos
ORAÇÃO A SÃO RAFAEL

Glorioso Arcanjo São Rafael, que dignastes tomar a aparência de um simples viajante para vos fazer o protetor do jovem Tobias. Ensinai-nos a viver, elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrestres. Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e nossos trabalhos todas as influências do inferno. Ensinai-nos a viver neste espírito de fé que sabe reconhecer a misericórdia divina em todas as provações e as utilizar para a salvação de nossas almas. Obtende-nos a graça de uma inteira conformidade com a vontade divina: seja que ela nos conceda a cura dos nossos males ou que recuse o que lhe pedimos. São Rafael, guia, protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo o perigo e conduzi-nos ao céu. Assim seja.

ORAÇÃO A SÃO GABRIEL

Glorioso Arcanjo São Gabriel, fiel anunciador da Palavra de Deus, humildemente vos pedimos a graça de recebermos com o coração aberto a Deus, os santos ensinamentos celestes e que pela sua gloriosa intercessão e proteção, nenhuma força maligna possa nos confundir e gerar dúvidas em nossa alma sempre que estivermos a ouvir a boa nova que vem de Deus, seja pela tradição da igreja ou pelas sagradas escrituras, assim como pelos livros piedosos e a vida dos santos. Amém!

ORAÇÃO A SÃO MIGUEL

São Miguel Arcanjo defendei-nos no combate. Sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus,instantemente o pedimos. E vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude Divina, precipitai no inferno a satanás e todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perderem as almas. Amém

ROSÁRIO DE SÃO MIGUEL

Inicio do rosário: Deus, vinde em nosso auxílio; Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre, amém.

1ª Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Serafins, para que o Senhor Jesus nos torne dignos de sermos abrasados de uma perfeita caridade. Amém!
Ao primeiro coro de anjos rezemos: Gloria..., Pai Nosso..., 3 Ave-Maria...

2ª Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Querubins, para que o Senhor Jesus nos conceda a graça de fugirmos do pecado e procurarmos a perfeição cristã. Amém!
Ao segundo coro de anjos rezemos: Gloria..., Pai Nosso..., 3 Ave-Maria...

3ª Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Tronos, para que Deus derrame em nossos corações o espírito de verdadeira e sincera humildade. Amém!
Ao terceiro coro de anjos rezemos: Gloria..., Pai Nosso..., 3 Ave-Maria...

4ª Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Dominações, para que o Senhor nos conceda a graça de dominar nossos sentidos, e de nos corrigir de nossas más paixões. Amém!
Ao quarto coro de anjos rezemos: Gloria..., Pai Nosso..., 3 Ave-Maria...

5ª Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Potestades, para que o Senhor Jesus se digne de proteger nossas almas contra as ciladas e as tentações de satanás. Amém!
Ao quinto coro de anjos rezemos: Gloria..., Pai Nosso..., 3 Ave-Maria...

6ª Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro admirável das Virtudes, para que o Senhor não nos deixe cair em tentação, mas que nos livre de todo o mal. Amém!
Ao sexto coro de anjos rezemos: Gloria..., Pai Nosso..., 3 Ave-Maria...

7ª Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Principados, para que o Senhor encha nossas almas do espírito de uma verdadeira e sincera obediência. Amém!
Ao sétimo coro de anjos rezemos: Gloria..., Pai Nosso..., 3 Ave-Maria...

8ª Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Arcanjos, para que o Senhor nos conceda o dom da perseverança na fé e nas boas obras, afim de que possamos chegar a possuir a glória do Paraíso. Amém!
Ao oitavo coro de anjos rezemos: Gloria..., Pai Nosso..., 3 Ave-Maria...

9ª Saudação: Pela intercessão de São Miguel e do coro celeste de todos os anjos, para que sejamos guardados por eles nesta vida mortal, para sermos conduzidos por eles à glória eterna do Céu. Amém!
Ao nono coro de anjos rezemos: Gloria..., Pai Nosso..., 3 Ave-Maria...

Em seguida: Em honra a São Miguel rezemos: Pai Nosso..., Em honra a São São Gabriel rezemos: Pai Nosso..., Em honra a São Rafael rezemos: Pai Nosso..., em honra ao nosso anjo da guarda rezemos: Pai Nosso...

Orações finais: Gloriosíssimo São Miguel, chefe e príncipe dos exércitos celestes, fiel guardião das almas, vencedor dos espíritos rebeldes, amado da casa de Deus, nosso admirável guia depois de Cristo; vós, cuja excelência e virtudes são eminentíssimas, dignai-vos livrar-nos de todos os males, nós todos que recorremos a vós com confiança, e fazei pela vossa incomparável proteção, que adiantemos cada dia mais na fidelidade em servir a Deus. Amém. Rogai por nós, bem aventurado São Miguel, Príncipe da Igreja de Cristo, para que sejamos dignos de suas promessas. Amém

Deus Todo Poderoso e Eterno, que por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos homens, escolhestes para Príncipe de Vossa Igreja, o gloriosíssimo arcanjo São Miguel, tornai-nos dignos, nós vo-lo pedimos, de sermos preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora de nossa morte nenhum deles nos possa inquietar, mas que nos seja dado sermos introduzidos por ele na presença da Vossa Poderosa e Augusta Majestade, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

___________________________________________________________________________


Padre Paulo Ricardo - SE RELACIONAR COM O ANJO DA GUARDA

A tradição católica de nossa igreja nos ensina que o coro celeste é dividido e organizado segundo as funções atribuidas por Deus Pai:



1- Coro Celeste dos Serafins

É a ordem mais elevada da esfera mais alta. São os anjos mais próximos de Deus e emanam a essência divina em mais alto grau. É seu privilégio ver a verdade de um modo superior a todos os outros anjos e assistem ante o trono de Deus e é seu privilégio estar unidos a Deus de maneira mais íntima. Sua natureza incandescente espelha a exuberância de sua atividade perpétua e infatigável, e sua capacidade de inflamar os anjos inferiores no cumprimento dos desígnios divinos, purificando-os com seu fogo e iluminando-os suas inteligências, destruindo toda a sombra. Nas sagradas escrituras os Santos Anjos Serafins aparecem somente uma única vez, na visão de Isaías cap 6, 1-2.

2- Coro Celeste dos Querubins

São considerados guardas e mensageiros dos mistérios divinos, com a missão especial de transmitir a sabedoria. No gênesis aparece um querubim como guardião do Jardim do Éden, expulsando Adão e Eva após cometerem o pecado original. Ezequiel os descreve como guardiães do trono de Deus e diz que o ruflar de suas asas enchia todo o templo do Senhor e se parecia com som de vozes humanas. Nas sagradas escrituras os nomes dos Santos Anjos Querubins é o mais citado, aparecendo cerca de 80 vezes nos diversos livros. Eles tem o poder de conhecer e contemplar a Deus e serem receptivos ao mais alto dom da luz e da verdade, à beleza e à sabedoria divina em sua primeira manifestação. Estão cheios do amor divino e o derramam sobre os coros inferiores.

3- Coro Celeste dos Tronos

São os símbolos da autoridade divina, da humildade e da perfeita pureza, livre de toda a contaminação acolhem em si a grandeza do Criador e a transmitem aos Santos Anjos dos coros inferiores. Eles apresentam aos coros inferiores o esplendor da Divina Onipotência.

4- Coro Celeste das Dominações

Tem a função de regular as atividades dos anjos dos coros inferiores, distribuem aos outros anjos as funções e seus mistérios e presidem os destinos das nações. São anjos que auxiliam nas emergências ou conflitos que devem ser resolvidos rapidamente. Também atuam como elementos de integração entre o mundo material e espiritual, embora raramente entrem em contato com as pessoas. Pertencem a alta nobreza celeste.

5- Coro Celeste das Potestades

São os condutores da ordem sagrada. Executam as grandes ações do governo universal. Eles são os portadores da consciência de toda a humanidade, os encarregados da sua história e de sua memória coletiva, estando relacionados com o pensamento superior. São anjos guerreiros completamente fiéis a Deus e suas autoridades são espelhadas na ordem Divina. Eles tem a capacidade de absorver, armazenar e transmitir o poder do plano divino. Os anjos do nascimento e da morte pertencem a esta categoria.

6- Coro Celeste das Virtudes

São os responsáveis pela manutenção do curso dos astros para que a ordem do universo seja preservada. Possui uma virilidade e poder inabaláveis, buscando sempre espelhar-se na fonte de todas as virtudes e as transmitindo aos coros dos anjos inferiores. Orientam suas pessoas sobre sua missão, são encarregados de eliminar os obstáculos que se opõe ao cumprimento as ordens de Deus, afastando os anjos maus que assediam as nações para desviá-las de seu fim, e mantendo assim as criaturas e a ordem da Divina providência. Eles são particularmente importantes porque tem a capacidade de transmitir grande quantidade de energia divina. Imersos na força de Deus, o coro das Virtudes derramam bençãos do alto, frequentemente na forma de milagres. São chamados quando se necessita de coragem. Quem sofre de fraquezas físicas ou espirituais, deve invocar por meio de orações, o auxilio e a proteção de um Santo Anjo do coro das Virtudes.

7- Coro Celeste dos Principados

São encarregados de receber as ordens das Dominações e Potestades e transmiti-las aos coros inferiores. Guardam as cidades e os países. Protegem também a fauna e a flora. Estão revestidos de uma autoridade especial, sao os que presidem os reinos, as províncias e as dioceses, e velam pelo cultivo de sementes boas no campo das ideologias, da arte e da ciência.

8- Coro Celeste dos Arcanjos

Este título é mencionado no novo testamento por duas vezes e a esta ordem pertencem os únicos anjos cujos nomes são revelados através das Sagradas Escrituras: Miguel, Rafael e Gabriel. Miguel é especificamente citado como "O" Arcanjo, ao passo que, embora se presuma pela tradição que Gabriel também seja um arcanjo, não há referências sólidas a esse respeito. Rafael descreve a si mesmo como um dos sete que estão diante do Senhor, classe também mencionada no Apocalipse. São sete Arcanjos que são responsáveis pela distribuição dos sete dons do Espírito Santo aos homens, assim como são sete os demônios que tentam os homens a praticar os sete pecados capitais. São o elo entre os Principados e o Anjos e inspiram misticamente as mentes e corações humanos para execução de atos de acordo com a vontade divina. Atuam como arautos dos desígnios divinos tanto para Anjos como para homens e são protetores dos bons relacionamentos, da sabedoria e dos estudos, e guerreiros contra as ações do diabo.

9- Coro Celeste dos Anjos

Os anjos são os seres angélicos mais próximos do homem. O último coro da hierarquia angélica. São os chamados mensageiros de Deus. Dotados de vários poderes supernaturais como o de se tornarem visiveis e invisiveis a vontade, voar, operar milagres diversos e consumir sacrifícios com seu toque de fogo. Feitos de luz e fogo sua aparição é imediatamente reconhecida como de origem divina também por sua extraordinária beleza. A este coro pertencem os anjos da guarda, que são designados por Deus no momento da concepção, para acompanhar, proteger e inspirar o homem desde os primeiros instantes da vida.

Um comentário:

  1. Vai pai não estava na palestra mas conserteza astava lindoooooo
    Amo vc e quero aprender ave maria na lingua de JESUS

    ResponderExcluir