Verdades sobre a Oração

Olá caro leitor, seja benvindo a este blog e a está página que é fruto da exortação de Jesus que nos recomenda a oração incessante. Criada em 11/02/2016, dia de Nossa Senhora de Lourdes, está página tem a missão de vos familiarizar ainda mais com a importância de suas orações.

Para mais embasar este costume bíblico tão antigo, transcrevo aqui apenas alguns trechos que ilustram essa verdade.

Mateus 5,44-48 - Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, ORAI pelos que vos [maltratam e] perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? Portanto, sede santos, assim como vosso Pai celeste é santo.

2º Livro dos Reis 20,5 - Eis o que diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua ORAÇÃO, e vi as tuas lágrimas. Por isso vou curar-te.

2º Livro de Macabeus 12,41-42 - Bendisseram, pois, a mão do justo juiz, o Senhor, que faz aparecer as coisas ocultas, e puseram-se em ORAÇÃO, para implorar-lhe o perdão completo do pecado cometido.

2º Livro de Crônicas 33,13 - Ele dirigiu-lhe uma prece e o Senhor ouviu sua ORAÇÃO, reconduzindo-o a Jerusalém sobre seu trono. Manassés reconheceu desse modo que o Senhor era verdadeiramente Deus.

1º Livro dos Reis 3,9-12 - Dai, pois, ao vosso servo um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal; pois sem isso, quem poderia julgar o vosso povo, um povo tão numeroso? O Senhor agradou-se dessa ORAÇÃO, e disse a Salomão: Pois que me fizeste esse pedido, e não pediste nem longa vida, nem riqueza, nem a morte de teus inimigos, mas sim inteligência para praticar a justiça, vou satisfazer o teu desejo; dou-te um coração tão sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti e nem haverá depois de ti.

Salmos 4,2 - Quando vos invoco, respondei-me, ó Deus de minha justiça, vós que na hora da angústia me reconfortastes. Tende piedade de mim e ouvi minha ORAÇÃO.

Salmos 6,10 - O Senhor escutou a minha ORAÇÃO, o Senhor acolheu a minha súplica.

Salmos 26,7 - Escutai, Senhor, a voz de minha ORAÇÃO, tende piedade de mim e ouvi-me.

Salmos 53,4 - Ó meu Deus, escutai minha ORAÇÃO, atendei às minhas palavras,

Salmos 68,14 - Minha ORAÇÃO, porém, sobe até vós, Senhor, na hora de vossa misericórdia, ó Deus. Na vossa imensa bondade, escutai-me, segundo a fidelidade de vosso socorro.

Livro dos Provérbios 15,29 - O Senhor está longe dos maus, mas atende à ORAÇÃO dos justos.

Livro dos Provérbios 28,9 - Aquele que afasta o ouvido para não ouvir a instrução, até em sua ORAÇÃO é um objeto de horror.

Eclesiástico 3,6 - Quem honra seu pai achará alegria em seus filhos, será ouvido no dia da ORAÇÃO.

Eclesiástico 17,24 - Conhece a justiça e os juízos de Deus; permanece firme no estado em que ele te colocou, e na ORAÇÃO constante ao Altíssimo.

Eclesiástico 18,23 - Antes da ORAÇÃO, prepara a tua alma, e não sejas como um homem que tenta a Deus.

Eclesiástico 21,6 - A ORAÇÃO do pobre eleva-se de sua boca até os ouvidos (de Deus), (e Deus) se apressará em lhe fazer justiça.

Eclesiástico 35,21 - A ORAÇÃO do humilde penetra as nuvens; ele não se consolará, enquanto ela não chegar (a Deus), e não se afastará, enquanto o Altíssimo não puser nela os olhos.

Tobias 12,8 - Boa coisa é a ORAÇÃO acompanhada de jejum, e a esmola é preferível aos tesouros de ouro escondidos,

Jó 8,5-6 - Se recorreres a Deus, e implorares ao Todo-poderoso, se fores puro e reto, ele atenderá a tua ORAÇÃO e restaurará a morada de tua justiça;

Mateus 17,18-20 - Jesus ameaçou o demônio e este saiu do menino, que ficou curado na mesma hora. Então os discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não pudemos nós expulsar este demônio? Jesus respondeu-lhes: Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela irá; e nada vos será impossível. Quanto a esta espécie de demônio, só se pode expulsar à força de ORAÇÃO e de jejum.

Mateus 21,13 - e disse-lhes (Jesus): Está escrito: Minha casa é uma casa de ORAÇÃO (Is 56,7), mas vós fizestes dela um covil de ladrões (Jr 7,11)!

Mateus 21,22 - Tudo o que pedirdes com fé na ORAÇÃO, vós o alcançareis.

Tiago 5,1 - orai uns pelos outros para serdes curados. A ORAÇÃO do justo tem grande eficácia.

Marcos 1,35 - De manhã, tendo-se levantado muito antes do amanhecer, ele saiu e foi para um lugar deserto, e ali se pôs em ORAÇÃO.

Lucas 1,13 - Mas o anjo disse-lhe: Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua ORAÇÃO: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás João.

Romanos 12,12 - Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na ORAÇÃO.

Pois bem, como se pode ver, eis aí alguns exemplos da importância que existe na oração. Haja vista o próprio Jesus nos deixar a oração do Pai Nosso e ele mesmo nos advertir para vigiarmos e orarmos sem cessar, pois na verdade o espírito está pronto mas a carne é fraca. Por cerca de 113 vezes, nas sagradas escrituras, encontramos a palavra “oração” relacionada com ensinamentos desta prática religiosa tão importante e fundamental para a vida do cristão.

Associado a isto está o constante pedido que Nossa Senhora faz ao longo da história da humanidade para a récita do Santo Rosário e a prática da oração em família. Muito bem, enquanto comunidade participativa na vida da igreja, sobretudo na santa missa e grupos de orações e reflexões, estamos sempre em oração em família, pois somos todos pelo batismo, filhos de Deus.

Jesus disse: “onde dois ou mais estiverem unidos de comum acordo, seja para pedir o que for, meu Pai que está nos céus lhes concederá. Porque onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles".

Portanto, aqui estamos, caro leitor, católicos enfileirados como soldados de Cristo, sob o comando de Nossa Senhora, que buscam através da oração os anseios do próximo e os próprios, procurando se conformar a vontade de Deus.

E saibam que Jesus disse que quem não se assemelhar a uma criança não entrará no reino dos céus. E disse também deixar vir a mim as criancinhas. Então, desde a tenra idade somos chamados por nosso redentor a cultivarmos nossa alma e coração como a de uma criança e de nos unirmos a Ele na cruz de cada dia, intercedendo uns pelos outros e contando sempre com o auxílio de nossos anjos da guarda, nossos santos padroeiros e de Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa mãe, aquela que "guarda todas as coisas meditando em seu coração".

Desde o Gênesis até o Apocalipse é narrada a inimizade que existe entre a serpente e a mulher. Entre o diabo e a Virgem Santíssima. Como soldados de Cristo e filhos de Maria, pela graça dada e confiada à Ela na cruz, a preço de sangue estamos aqui, em pé, por todos aqueles a quem se recomendarem as nossas orações, por todos aqueles que não tem quem reze por eles, por todos aqueles que estão desanimados, desempregados, desenganados, depressivos, entristecidos, adoentados e convalescentes. Estamos aqui para dobrar o joelho em orações diárias por aqueles que não podem dobrar o joelho, por aqueles que perderam a fé e por aqueles que escolheram o mundo ao invés de Deus. Estamos aqui para reparar as ofensas feitas aos Corações Santíssimos de Jesus e Maria e a tudo que é sagrado. E por fim, como ordena Jesus, pedindo a misericórdia e a conversão de todos os pobres pecadores, seguindo o exemplo de tantos santos e santas, como Santa Faustina Kowalska, a mensageira da misericórdia, que segundo o próprio Cristo, este ato de reparação e desagravo é muito agradável a Ele.

A cada Rosário, a cada Ave-Maria, a cada Pai Nosso, a cada devoção recitada, a cada prece dirigida aos céus, você que é um Católico Orante (e se ainda não é não deixe para amanhã) acolhe os pedidos, os agradecimentos das pessoas e se une a elas através da comunhão dos santos, do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, nessa batalha espiritual contra nossos três inimigos: satanás, o mundo e a carne.

Salve Maria, salve cristãos católicos apostólicos romanos, sigamos em frente, o céu nos espera, nossa cruz precisa ser deixada ao lado da cruz de Cristo, no alto do Calvário. Não desanimemos, Ele venceu o mundo e subiu aos céus para nos preparar nossa morada no paraíso. A tribulação vai passar e a glória eterna irá surgir para todos aqueles que perseverarem em oração, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário