segunda-feira, 18 de julho de 2016

A paciência do Sagrado Coração de Jesus

Por Plínio Correia de Oliveira:

O homem vale na medida de sua capacidade de sofrer

Porque, em última análise, vistas as coisas sob um certo ângulo, a vida do homem vale na medida em que sofre e ama o sofrimento que padece. E então aqui temos o Coração de Jesus paciente.

Uma das expressões mais típicas da capacidade de sofrer é o espírito de iniciativa, por onde o homem vence a preguiça, vence a moleza, vence o tédio, vence o amor a si mesmo e se joga ao trabalho;

E se joga à luta e se joga até ao mais grosso e ardoroso da luta, se for necessário, quites a deixá-la imediatamente se o interesse da Igreja conduzi-lo no sentido oposto.

Aqui está a forma superior de paciência, que é esse espírito de iniciativa e de combatividade, por onde o homem renuncia a todas as suas preguiças, a todos os seus relaxamentos e é isto que devemos pedir ao Coração de Jesus, paciente e misericordioso.

Misericordioso quer dizer quem tem pena, que se compadece: é um corolário do segundo sentido da palavra paciência.

E aqui vem esta outra questão: a enorme dificuldade de convencer as almas desta tão cara geração sobre a misericórdia de Deus, que perdoa uma vez, perdoa duas vezes, perdoa duas mil vezes e só não quer que se desanime do perdão.

Então, para termos confiança no perdão de Nosso Senhor, pela intercessão do Coração Imaculado de Maria, aqui está uma invocação magnífica:

Coração de Jesus, paciente e misericordioso. Paciente com os meus defeitos, com os meus pecados; misericordioso com relação a minhas lacunas, pelo Coração Imaculado de Maria, tende piedade e compaixão de nós.

É uma excelente invocação até para recitar durante o dia, para não se perder a confiança em Nosso Senhor Jesus Cristo.


adaptado da fonte: Associação do Sagrado Coração de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas