segunda-feira, 9 de maio de 2016

Comadre e Compadre

Commatre é uma palavra do latim e quer dizer “o que é mãe juntamente”. Compatre é uma palavra do latim e quer dizer “o que é pai juntamente”. Derivando como grande parte das palavras de nossa língua portuguesa, temos aqui no Brasil a expressão Comadre e a expressão Compadre. Religiosamente falando aquele que é investido para essa função, aceita uma servidão voluntária para toda a vida.

A mulher e o homem, sendo um casal ou não, pois são admitidos padrinhos solteiros, passam ao papel de pais espirituais que assistem seus afilhados junto aos pais deste e principalmente na ausência. No momento da cerimônia religiosa, seja ela do batismo ou da confirmação, caso os padrinhos não sejam os mesmos, embora é muito conveniente e justo que o sejam, esses convidados tornam-se efetivamente portadores dessa graça advinda dos céus.

Os candidatos a padrinho e madrinha mostraram em sua maneira de ser e agir, que o sentimento de querer o bem e querer bem essa pessoa que ingressa no corpo de Cristo, independe de títulos. Evidente é, também, que existem outros significados que foram ao longo do tempo incorporados a expressão comadre e compadre. Não precisamos aqui explanar a respeito dessas vertentes pois o cunho do artigo remete, por minha intenção, diretamente ao primeiro significado que encontramos em nossa história.

Seja como for, se tudo for conduzido pelos envolvidos com a assistência do Espírito Santo, todos saem ganhando. O pai agora tem um grande aliado nos assuntos que lhe compete e na criação/educação do filho, direta ou indiretamente. A mãe agora tem um grande reforço na empreitada que a vida de uma mulher exige e sobretudo, no cuidado integral, física e espiritualmente, do filho. A madrinha agora tem em sua vida um presente de Deus, a possibilidade de se dedicar por eleição divina, apresentada pela mãe que agora será comadre, na guarda espiritual de uma criança por toda a vida. O padrinho agora tem uma nova amizade que irá se entrelaçar nos moldes de um companheirismo que se intitula compadre, sendo mais um que compõe a forte linha espiritual que o filho afilhado necessita. E por fim, o mais beneficiado de todos, se é que possa existir algum destaque. O filho e afilhado, que agora conta com uma educação de oito mãos, quatro corações, dois exemplos masculinos e dois exemplos femininos para levar adiante a sua florescida vida de feliz católico membro do corpo de Cristo que irá, ajudado por esta forte frente defensora de pais e padrinhos, auxiliados por Cristo, Maria Santíssima e toda a milícia celeste, caminhar rumo a nossa tão desejada pátria divina. É missão para lá de nobre, graças a Deus.


fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas