segunda-feira, 30 de maio de 2016

Primeiro o Reino de Deus

Colossenses 3,17,20,21 - Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto agrada ao Senhor. Pais, deixai de irritar vossos filhos, para que não se tornem desanimados.

Neste artigo, para uma pequena reflexão seguiremos com esta passagem da carta aos Colossenses, onde de maneira bastante breve, vemos o contexto da família sendo abordado pelo apóstolo, segundo o que receberam do próprio Cristo. De início já vemos que tudo precisa ser em nome de Jesus. É como nós católicos rezamos na santa missa: Por Cristo, Com Cristo e em Cristo. Não rezamos: por dinheiro, com prazer e no mundo. Que diferença monstruosa. Pior são aqueles que, sempre sabidinhos, colocam tudo isso no liquidificador da vida esperando encontrar um resultado que satisfaça primeiro suas aparentes necessidades.

Sim, aparentes porque se não for como diz na sagrada escritura, tudo em nome de Jesus, até o momento de lazer, corremos o risco de permitir que nosso corpo e mente se tornem pervertidos pelo mundo. E sabemos bem que o mundo nos serve com o mal disfarçado em pratos saborosos que nos são apresentados pelos flancos da vida porque satanás sabe que um ataque frontal não lhe é de grande utilidade. Ele é o pai da mentira e por isso tem que se esconder atrás das suas micagens. Como eu odeio ele, com todo o meu coração.

Mas, seguindo com o propósito do artigo, vou destacar a figura dos filhos, que devem ser educados conforme o plano divino. Como exemplo de vida coloco aqui o meu proceder com minha filha mais velha (foto). Hoje com 12 anos a Yasmin, é minha fiel companheira quando vamos jogar videogame. Desde os 4 anos de idade eu já inseri este tipo de brinquedo em sua vida. Hoje, já bem acostumada com este tipo de entretenimento faz uma dupla muito boa comigo. Eu, o pai dela, hoje com 44 anos, jogo desde os 9 anos de idade.

Neste ponto do artigo posso imaginar alguns leitores pensarem aonde isto vai parar ou ainda imaginar que o pai viciado em videogame passou a doença para a filha e com seu mau exemplo enterrou de vez a possibilidade de uma infância, adolescência e juventude sadias. Nada disso pessoal, nada disso mesmo. Jesus disse “buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e tudo mais vos será acrescentado.”

É simples assim, como dizia Madre Teresa de Calcutá. Primeiro o que vem do alto, depois o resto e o resto é tudo. Ponto final. Isso facilita muito as coisas para nós porque assim sendo e assim agindo cada um de nós, fica muito fácil colocar cada coisa no seu devido lugar e nenhuma no lugar de Deus. Por isso, hoje, eu e minha filha temos este lazer em comum. Não jogamos pouco, mas o quanto jogamos não toma lugar de nenhum tempo que destinamos às nossas práticas católicas religiosas e as demais atividades que cada um tem na vida. Existe tempo para tudo, diz no Eclesiastes. Exageros e desordem não provem de Deus. Se isto acontece em nossas vidas, peçamos ao Espírito Santo os dons e frutos necessários para sabermos aproveitar o que existe no mundo sem nos tornarmos escravos do mundo.


fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas