terça-feira, 12 de julho de 2016

Seja feita a Vossa Vontade...


"Sejais imitadores de Cristo", nos ensina a sagrada escritura. Também aprendemos que, "Deus não faz distinção de pessoas". Outro ensinamento bem direto, verdadeiro e que nos convida a aceitarmos o que Jesus nos ensinou na oração do Pai Nosso: "Seja feita a Vossa Vontade..."

Dentro desta abrangência religiosa somos desafiados todos os dias pelo mundo, pelo cotidiano de nossas vidas, pelos desafios da convivência, pelas adversidades que a vida sempre nos trás. Se eu rezo o Pai Nosso, muitas vezes nas entrelinhas também quero que seja feita a "minha vontade". E muitas vezes quero que primeiro seja a minha a ser feita!

Se Deus me manda um sofrimento em forma de tribulação, "corro" a pedir-Lhe que me liberte e que me devolva a saúde. Esqueço que Ele me ensina nas passagens bíblicas a aceitar com paciência o que Ele me concede, pois o motivo é um só: Deus me quer no paraíso!

E assim transcorre a vida de muitos. Na medida dos meus sofrimentos e dificuldades vou pedindo a Deus que me livre de todos eles, sem exceção. Se de alguns deles me livro, as vezes nem agradeço. E se não tenho nenhuma tribulação grave, sofrimento, preocupação ou dificuldade em algum momento de minha vida, me esqueço de agradecer a Deus e as vezes até me esqueço Dele.

Sabemos que muitos agem assim quando deveríamos nos esforçar para fazer o contrário. Os ditados populares são as parábolas do povo, e são tão cheios de sabedoria que não podem ser ignorados tal a sua riqueza e clareza em descrever a realidade das coisas.

Pois bem, "o que fiz para merecer tudo isso?". Eis aí um deles. Quando a cruz pesa, seja em qual dimensão de nossa vida for, já nos rebelamos contra Deus, o mundo, o próximo, enfim, alguém precisa ficar com a culpa, mesmo que não exista culpa nenhuma. Afinal, vamos recordar? - Seja feita a Vossa Vontade. Como existe a regra da cruz e cada um possui a sua, a bíblia trata de nos confortar dizendo que a cada um ela está presente segundo suas possibilidades.

Mesmo assim sempre parece que a cruz do vizinho é mais leve, ledo engano; como saber? Como supor? Não carregamos a cruz do outro. Podemos ajudar, como Cirineu fez com Jesus e como Jesus em sua vida pública tantas vezes demonstrou esse comportamento em atitudes e exemplos. Mas o indivíduo tem sua cruz, o casal tem sua cruz, a família tem sua cruz. Esse mistério querido por Nosso Salvador brotou de seu peito aberto. A dor é filha do amor, são as palavras da Beata Alexandrina Maria da Costa.

Quando abraçamos a cruz paramos de padecer, palavras de Santa Tereza. É preciso querer "querer" aceitar o que vem de Deus. Tudo visa um único fim: nossa salvação.

Mas o que dizer então quando a alegria que a notícia de um novo membro está a caminho é abalada em seu trajeto com outra notícia de que seu filho/a tem síndrome de down?

Como o casal recebe a notícia? Como os filhos receberão a notícia? Como os parentes receberão a notícia? Como isso, como aquilo, seguidos muitas vezes de tantos porquês?

A resposta é avassaladoramente simples: Livro dos Salmos 126,3 - "OS FILHOS SÃO UM DOM DE DEUS".

Um dom que chega para transformar vidas, para nos melhorar, para nos dar exemplos, lições, ensinamentos, nos corrigir, nos fazer enxergar a vida com um olhar diferente....

É dificil? Seja qual for a realidade de sua vida? - Jesus nos dá a dica. Mateus 11,28-30...

28 Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.
29 Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.
30 Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.

Concluo esta postagem compartilhando um video de um casal que tem dois filhos com síndrome de down. Verdadeiro exemplo de felicidade estas crianças trazem ao seio de sua família. E a mãe relata em seu depoimento que não trocaria e não mudaria nada neles!



Para não esquecer: Dom da Fortaleza: Fazer aquilo que damos conta e entregar a Deus aquilo que não damos conta.


fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas