terça-feira, 27 de setembro de 2016

Tipos de Indulgência Parcial

1- Oração (indulgência parcial) - Inspirai, ó Deus as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e para vós termine tudo aquilo que fizermos. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

2- Adoração ao Santíssimo Sacramento - Concede-se indulgência parcial ao fiel que visitar o Santíssimo Sacramento para adorá-lo; se o fizer por meia hora ao menos, a indulgência será plenária. (para indulgência plenária atentar para as exigências: confissão, comunhão e oração pelo papa)

3- Oração (indulgência parcial) - Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarde, governe e ilumine. Amém.

4- Oração (indulgência parcial) - Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me. Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte chamai-me e mandai-me ir para vós, para que com vossos Santos vos louve por todos os séculos dos séculos. Amém.

5- Visita ao cemitério - Ao fiel que visitar devotamente um cemitério e rezar, mesmo em espírito, pelos defuntos, concede-se indulgência aplicável somente às almas do purgatório. Esta indulgência será plenária, cada dia, de 1 a 8 de novembro; nos outros dias do ano será parcial. (para indulgência plenária atentar para as exigências: confissão, comunhão e oração pelo papa)

6- Oração (indulgência parcial) - Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém. Concede-se indulgência parcial ao fiel que recitar piedosamente este símbolo apostólico ou símbolo niceno-constantinopolitano.

7- Ensino da doutrina cristã - Concede-se indulgência parcial ao fiel que se dedica a ensinar ou aprender a doutrina cristã. Quem, levado pelo espírito de fé e caridade, ensina a doutrina cristã, pode ganhar indulgência parcial, conforme a primeira concessão geral. Por esta nova concessão confirma-se a indulgência parcial para o mestre e se estende ao discípulo.

8 – Ladainhas - Com indulgência parcial são enriquecidas as ladainhas aprovadas pela autoridade competente. Sobressaem-se entre elas as seguintes: do santíssimo Nome de Jesus, do Sagrado Coração de Jesus, do preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Santíssima Virgem Maria, de São José e de Todos os Santos.

9 – Salmo da Penitência - Concede-se indulgência parcial ao fiel que em espírito de penitência recitar o salmo Miserere (50 [51]).

10 – Uso de objetos de Piedade - Concede-se indulgência parcial ao fiel que usa devotamente objetos de piedade, como crucifixo ou cruz, terço, escapulário, medalha, bentos ritualmente por qualquer sacerdote ou diácono. Se o objeto de piedade for bento pelo Sumo Pontífice ou por um Bispo, o fiel que usa com devoção esse objeto pode ganhar a indulgência plenária na solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, acrescentando a profissão de fé com qualquer fórmula aprovada. (Para benzer ritualmente objetos de piedade, o sacerdote ou diácono, conforme uso do Ritual Romano sobre Bênçãos, observe as fórmulas litúrgicas prescritas: notar que basta o sinal da cruz e que é conveniente acrescentar as palavras: em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo· (cf. Rit. Rom., Bênçãos nn. 1165 e 1182). Esta concessão vem assinalada na const. apost. Indulgentiarum Doctrina, norma 16.

11 – Reza do Santo Rosário - Indulgência plenária, se o Rosário se recitar na igreja ou oratório ou em família, na comunidade religiosa ou em piedosa associação; parcial, em outras circunstâncias.

12 - Oração (indulgência parcial) - Concede-se indulgência parcial ao fiel que recitar devotamente o hino Veni Creator (Vem ó Criador Espírito). A indulgência será plenária no dia primeiro de janeiro e na solenidade de Pentecostes, se o hino se recitar publicamente. (para indulgência plenária atentar para as exigências: confissão, comunhão e oração pelo papa)

13 - Oração (indulgência parcial) - Debaixo da vossa proteção nos refugiamos ó Santa Mãe de Deus. Não desprezeis nossas súplicas em nossas necessidades mais livrai-nos de todos os perigos deste mundo ó Virgem Gloriosa e Bendita! Amém.

14 - Sinal da Cruz - Concede-se indulgência parcial ao fiel que faça devotamente o sinal da cruz, proferindo as palavras costumeiras: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

15 - Leitura Espiritual da Sagrada Escritura - Concede-se indulgência parcial ao fiel que ler a Sagrada Escritura, com a veneração devida à palavra divina, e a modo de leitura espiritual. A indulgência será plenária, se o fizer pelo espaço de meia hora pelo menos. (para indulgência plenária atentar para as exigências: confissão, comunhão e oração pelo papa)

Como vimos caro leitor, são apenas alguns exemplos de nossa rica doutrina a respeito das práticas indulgenciadas que tanto podem nos ajudar quanto ajudar os fiéis defuntos. O manual das indulgências conta com 70 obras indulgenciadas mais 35 exemplos de piedosas invocações Mãos a obra e como membros do corpo de Cristo ajudemo-nos uns aos outros.


fonte: por Jefferson Roger retirado dos documentos da igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas