terça-feira, 27 de junho de 2017

O mundo em nossas vidas

No Livro da Sabedoria capítulo 17 aprendemos que as pessoas que caem no erro, tornando-se almas grosseiras por acharem que seus secretos pecados ficaram escondidos sob o véu sombrio do esquecimento, manifestam um comportamento que os mantém ligados ao mal, uma vez que aceitam a privação do auxílio (o auxílio de Deus). Dessa forma enquanto a luz do mundo (Jesus) brilha para aqueles que o temem, os que já escolheram sua recompensa, vivendo das escolhas mundanas caminham em vida sobre o leito das trevas que mais tarde irá os acolher caso não haja, neste tempo de graça, uma sincera e verdadeira conversão.

Pois muito bem, Jesus nos fala desse modo quando cita que os fariseus já haviam recebido suas recompensas em virtude das escolhas e atitudes que praticavam. O mundo, criação bela e divina, que tem a missão de nos abrigar e servir é diariamente maltratada pela raça humana que, de forma egoísta, não enxerga nela a centelha do dedo criador de Deus. No livro do Gênesis aprendemos que tudo foi criado para o homem e que para o homem submetesse. Porém este homem não foi criado burro mas, muitas vezes ergue seu queixo e estufa seu peito agindo de modo que para ele muita coisa do que faz é benfeita mas, aos olhos do “dono”, não passa de desdém, mau uso e pouco caso da maravilhosa criação que nos cerca e que é maltratada e sujeitada ao bel prazer. E isso inclui também as pessoas.

Como bem sabemos o colorido do mundo se apresenta de várias formas. Existe o Colorido e o colorido. Num olhar lançado ao vislumbre da natureza em sua fauna e flora, conseguimos admirar a tamanha beleza e diversidade de tudo. Felizes de nós que podemos contemplar tudo isso, o colorido do mundo. Agora, existe também em nossa realidade algo muito maior a se contemplar no campo espiritual. Esse Colorido ao católico muito importante é: são o vermelho, o branco, o laranja e o preto. Vamos refletir.

Jesus nos ensinou através de Santa Maria Faustina Kowalska que no alto da cruz, nasceu a igreja católica quando a lança perfurou seu coração. Sangue e Água jorraram de seu peito aberto. Vermelho e Branco. O sangue simbolizando o maior dos sacramentos: a eucaristia, e a água simbolizando o batismo, o mais importante dos sacramentos. Depois aprendemos que em Pentecostes a igreja se tornou católica quando o Espírito Santo desceu no cenáculo aos apóstolos e Maria como línguas de fogo. O fogo abrasador de Deus que santifica, purifica e condena (através das provações, satisfações e expiações) nesta vida, no purgatório ou no inferno. Já o preto é sinal de trevas. Para lá se destinam todos que não querem andar na luz do Cristo. A escuridão se encontra na vida das pessoas que se escondem diariamente para cometerem seus pecados. A escuridão acoberta com seu manto toda a luz oferecendo uma imitação barata de felicidade e prazer que irá nos transformar, caso aceitemos a proposta do diabo, em pessoas inimigas de Deus (Tiago 4,4) e com isso todo o brilho que vem da luz de Cristo deixará de iluminar o caminho que nos conduz à porta estreita.

O mundo é um lugar sombrio, o mundo é um lugar bom de se viver. Como pode o mundo ser duas coisas aparentemente contraditórias? Pode porque Deus permite. É um lugar bom de se viver porque aqui temos tudo que precisamos. O problema é que aqui o diabo se mete e tenta nos fazer crer que aqui é um lugar que podemos ter tudo que queremos e aí reside o cabo de guerra. Temos que viver felizes com o que precisamos e temos e não precisamos ter tudo que queremos para sermos felizes. O mundo não se cansa de nos ofertar coisas nos alegando que precisamos delas se quisermos ser felizes. Deus disse que devemos buscar primeiro o Reino de Deus e sua justiça e tudo o mais nos será acrescentado. Eis o cabo de guerra, eis duas propostas, eis o bem e o mal apresentado a nós. Nos cabe uma escolha.

Artigos relacionados:

A crueldade do mundo

Aqui na terra nada vai melhorar

Manter as ofertas do mundo fora de casa

O mundo não prega a salvação que vem de Deus

fonte: Jefferson Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas